Arraial d’Ajuda: Como chegar, o que Fazer e +

Conhecer Arraial d’Ajuda é uma daquelas experiências que se precisa realizar ao menos uma vez na vida, e é claro que separamos aqui dicas fundamentais para que essa viagem seja perfeita em cada detalhe. Confira e já inicie os planos:

Onde fica Arraial d’Ajuda?

Arraial d’Ajuda é um dos mais lindos e completos destinos no litoral sul da Bahia, sendo um pequeno distrito de Porto Seguro que tem muito a oferecer aos turistas, desde opções culturais, gastronômicas e claro, praianas!





Próximo a ele, também estão locais como Trancoso e Caraíva, outras opções que também encantam pelas suas belezas naturais. Inclusive, uma boa ideia é organizar sua viagem pensando em conhecer múltiplos destinos nesse caso, valendo a pena inserir também Porto Seguro no roteiro.

Como chegar a Arraial d’Ajuda?

Para chegar a Arraial d’Ajuda o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Porto Seguro que fica acerca de 10km de distância do Distrito. A distância não é tão grande assim e na verdade, o trajeto é ainda mais simples do que se pode imaginar.

O realizamos por conta própria e foi muito tranquilo, mesmo que com certeza possa encontrar carros particulares fazendo o trajeto além da opção de aluguel de automóveis, mas é claro que deve estar disposto a gastar um pouco a mais para essas opções e confesso que não valem muito a pena, já que você pode gastar pouco e chegar a Arraial em menos de uma hora sem problemas.

Para isso, pagamos um Uber do Aeroporto até a balsa, o que custou pouco menos de 20 reais. De lá compramos bilhetes individuais que custam R$5,40 para turistas e faz com que a volta seja gratuita. A travessia em si dura mais ou menos 15 minutos, mas será preciso esperar um pouquinho para que todo mundo entre na embarcação e ela possa sair.

Chegando do outro lado, encontrará diversas vans que pode te deixar em locais diferentes do Distrito ou até mesmo em outras localidades próximas, que foi o que fizemos para chegar até
Trancoso





Via: @ondeir360

O que fazer em Arraial d’Ajuda?

Nessa viagem, chegamos a nos surpreender com a infinidade de coisas a serem feitas em Arraial, pois por lá realmente se encontra de tudo um pouco. O ideal é que comece o dia indo até o Mirante que fica logo atrás da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do local, que também vale a pena ser visitada.

Em meio a fitas será possível admirar a vista do mar em meio a tranquilidade do local pela manhã, já que no resto do dia costuma ficar bem cheio. Feito isso, logo ali a sua direita, encontrará uma escada de fácil acesso por onde chegará a Fonte de Nossa Senhora d’Ajuda.

Subindo de volta a Rua principal, as lojinhas de artesanato e outros produtos diversos já estarão abertas para serem visitadas. De lá, pode seguir para alguma das belas praias que estão próximas a Praia de Taípe e Pitinga.

Durante a noite, Arraial é uma atração a tarde. Vale a pena chegar ao entardecer para observar esse movimento de transição do dia para a noite na Rua Mucugê, eleita a mais charmosa do Brasil e que é composta por diversos bares, restaurantes, muita música, agitação e beleza.

Outra opção é a Broadway, onde a animação também não deixa de acontecer. Por lá os bares oferecem bebidas dobradas e os drinks possuem preços atrativos por si só, perfeito para quem viaja com uma turma e deseja curtir esse lado mais agitado do lugar.

Via: @ondeir360

Como economizar em Arraial d’Ajuda?

Arraial d’Ajuda não é um destino caro como Trancoso, por exemplo, então economizar não será uma tarefa complicada. As dicas aqui serão bem gerais e claro, podem ser adaptadas para vários outros destinos!

A primeira é que compre alimentos nos mercados ao invés de buscar por um restaurante sempre que a fome bater, além de privilegiar locais que oferecem promoções quando quiser ir a um estabelecimento, há muitas opções nesse sentido por lá, mesmo na região central.

Encontramos acomodações muito baratas e com café da manhã, o que já te fará economizar com essa refeição e também com locomoção, já que dá para fazer praticamente tudo a pé estando em Arraial, com exceção de praias mais longes que podem ser visitadas em passeios com grupos para que saia mais barato.

Via: @ondeir360

Quando ir a Arraial d’Ajuda?

Nós conhecemos Arraial d’Ajuda em Julho, em pleno inverno, e ainda assim foi uma boa experiência. Isso porque o local esteja menos cheio que o comum e as temperaturas foram mais amenas, além de valores menores para passagens aéreas, mas é claro que você precisa considerar enfrentar pequenas pancadas de chuva em alguns momentos.

Esse é um destino que pode ser visitado em qualquer período, mas é claro que tudo vai depender do que deseja, pois as temperaturas mais quentes para curtir as praias em meio ao Sol serão vistas no Verão, mas nesse momento também encontrará tudo mais cheio, o que é perfeito se busca por agitação.