Dicas de segurança para Mulheres viajando sozinhas

É comum que sendo mulher nós tenhamos certos receios em fazer algo sozinha, principalmente em lugares que ainda não conhecemos. Mas é claro que isso não pode simplesmente nos impedir de viajar, por isso separamos dicas para que faça isso de maneira mais segura e organizada, confira:

Faça roteiros e os envie

A primeira dica começa antes mesmo da sua viagem e envolve um planejamento muito importante. Fazer roteiro é essencial em muitos casos para que a gente não deixe de conhecer nada, mas quando viajamos sozinhas se torna ainda mais fundamental, pois é uma forma de enviar a alguém de confiança os nossos planos, onde provavelmente estaremos em cada momento.





Uma ideia da qual gosto muito é, além de inserir os lugares para onde, colocar trajetos a serem feitos para isso, seja especificamente que vai pedir um carro por aplicativo ou até mesmo a rota que deseja realizar a pé. Aliás, prefira sempre imprimir esse roteiro para não ficar mexendo no celular sozinha por aí.

Ah, caso deseje andar com frequência de um lugar ao outro, imprimir um mapa da cidade também pode ser muito interessante, facilitando sua locomoção e evitando que possa parecer perdida, o que naturalmente já nos causa certa insegurança.

Via: @ondeir360

Se hospede em regiões centrais

Eu sei bem que economizar acaba sendo um desejo comum, principalmente para quem gosta de estar sempre viajando. Mas quando estamos sozinha, é preciso pesar algumas coisas para essa economia, e um dos itens a serem refletidos com certeza é o local de hospedagem.

Por isso, opte sempre por regiões mais centrais onde o acesso é fácil independente do meio de transporte utilizado, o que ainda irá te garantir segurança já que esses espaços costumam ter maior movimento durante grande parte do dia, além de policiamento em muitos casos.

Ah, o melhor é que fique em um hotel, mas um hostel pode ser uma boa opção dependendo da sua localização. Nesse caso, opte por quartos onde apenas mulheres podem estar e claro, independente de tudo, olhe sempre a avaliação online do lugar antes de ir.

Via: @ondeir360

Contrate um pacote de internet

Essa é uma dica que garante segurança tanto a você quanto aos seus amigos e familiares, já que assim os manterá informados e automaticamente mais tranquilos. Assim, tendo livre acesso a internet, poderá pedir ajuda quando necessário ou apenas compartilhar localização quando desejar.





Além de estar em contato com outras pessoas, isso também irá contribuir para que peça carros por aplicativo e use ferramentas como o Google maps e tradutor com suas funcionalidades completas, já que offline podem apresentar alguns erros e acabar nos confundindo mais que ajudando.

Ah, mas caso deseje ter a segurança de um mapa no celular em caso de falha da internet ou perca do mapa impresso, você poderá Baixar mapas do Google maps

E claro, não abra mão do carregador portátil, pois de nada adiantar ter um pacote de dados sem bateria no celular!

Via: @ondeir360

Mantenha a segurança na rua

Ao sair na rua, mesmo que já tenha planejado tudo para se sentir segura antes, ainda será preciso tomar certos cuidados. Algumas questões são fundamentais para evitar furtos, como usar doleiras para dinheiro, documento e celular mas também manter o cabelo preso para evitar que o puxem, por exemplo.

Além disso, mantenha sempre bolsas na região frontal do seu corpo e leve chaves próximas a mão, caso esteja em um Airbnb poderá abrir o local mais rapidamente sem ficar exposta na rua e em caso de assédio ou qualquer outra ameaça, poderá usar a chave como mecanismo de defesa.

Via: @ondeir360

Evite dar informações sobre si

Se você assim como eu faz o estilo comunicativa, esse tópico pode ser um pouco complicado, já que entrar no uber e não contar parte da sua vida pode ser uma tarefa e tanto. Mas quando estamos viajando sozinhas, quanto menos pessoas desconhecidas souberem disso, melhor será.

No nosso contexto social acabamos sendo vistas com certa fragilidade e sozinhas em um local até então desconhecido, pode chamar a atenção de pessoas maldosas. Então evite dizer que não conhece o lugar, que não tem companhia e até mesmo que é turista, é comum que algumas informações fiquem subentendidas em alguns casos mas você não precisa dar essa confirmação.

Aqui também vale aquela velha máxima que aprendemos ainda quando crianças de não dar muito assunto aos estranhos, é claro que isso não precisa ser seguido tão ao pé da letra já que conversas com locais, por exemplo, também são parte da viagem, mas vale a pena estimular a atenção redobrada nesse sentido.

Em situação de insegurança, mande um áudio no Whatsapp como se estivesse avisando a alguém com quem vai se encontrar que está próxima do local, por exemplo, assim mostrará que tem alguém sabendo onde você está.

Via: @ondeir360

Leve pouca bagagem

Talvez você esteja se perguntando o motivo pelo qual levar pouca bagagem pode te ajudar no quesito segurança, mas imagine que andar sozinha por aí com muitas coisas pode chamar muita atenção e claro, já deixar na cara que você não é do lugar e ainda por cima, que está sozinho.

Aliás, esperamos que não ocorra, mas caso precise correr de alguma situação perigosa ter poucas coisas te ajudará a fazer isso com maior facilidade. Isso vale tanto para a mala de viagem em si quanto para o dia a dia, nesse caso vale prezar pelo essencial acima de tudo.

Via: @ondeir360