• Teorias do psicanalista Sigmund Freud(teoria da personalidade)

    scissors
    março 14th, 2011

    freud

    Sigmund Freud é o pai da psicanálise. Foram através de seus estudos que distúrbios de personalidade foram reconhecidos como doença e que possuiam tratamento.

    De acordo com Freud a maioria dos distúrbios neuróticos tem relação com repressão sexual sofriada. Vale lembrar que ele considerava “sexualidade” num patamar mais amplo, sendo tudo aquilo que gerasse prazer físico no ser humano.

    Uma das principais teorias de Freud foi criada em 1920. Ele chama-se Teoria da Personalidade.

    Seus estudos sobre a personalidade humana pode-se entender bem a personalidade se a dividimos em três instâncias: Id, Ego e Superego.

    O que seria Id?

    Id é composto pelos impulsos e instintos mais primitivos do homem. A maioria destes desejos são de carater sexual, a busca pelo prazer. Em início o homem seria totalmente Id.

    Esta instância é inconsciente e vive buscando a consciencia para conseguir realizar suas vontades.

    O que seria Ego?

    É o conjunto de processos psiquicos pelos quais o organismo entra em contato com a realidade. Embora ele seja um eco dos desejos do Id, sua função é satisfazer ou não seus desejos, isto levando em conta as possibilidades que a realidade dá.

    Nem todos os processos do Ego são conscientes.

    O que seria Superego?

    Este seriam as normas e costumes da sociedade em que o ser humano vive e as quais “deve” respeitar. São os costumes inseridos na personalidade do homem.

    Na maioria das vezes ocorre um grande conflito entre os interesses do Superego e Id. Isto, é claro, incide diretamente no Ego, que é a “porta de saída” dos desejos do homem.

    A partir destes três conceitos fica mais fácil entender os processos relativos a psique do homem.

    Fonte de informações:

    http://www.psicoastro.com/artigos/freud-e-as-suas-teorias