• Tapetes de cozinha: funcionalidade e decoração com belos modelos

    scissors
    março 19th, 2013

    A cozinha é um espaço de aconchego, onde a maioria das famílias se junta para fazer refeições, onde os amigos também se juntam aos anfitriões que estão preparando uma comidinha, enfim, a cozinha tem uma grande circulação e devemos observar certos detalhes quando formos planejar a decoração desse ambiente tão essencial!

    Tapete na cozinha, pode?

    Embora algumas pessoas achem que a cozinha deve ser um espaço mais funcional, os tapetes podem e devem fazer parte da decoração dessa parte da casa. Não apenas como item decorativo, mas também como objeto funcional.

    Atualmente, existem, à disposição, muitas opções de tipos de tapetes, padronagens, tamanhos e modelos, especiais para cozinhas, ou seja, materiais de fácil lavagem e secagem e também antiderrapantes, que é um detalhe que sempre deve ser observado para não oferecerem riscos de queda.

    As cozinhas também costumam ser um dos espaços da casa em que algumas pessoas passam mais tempo, isto é, se tem o hábito de cozinhar todos os dias. Por isso, os tapetes servem também como um item de conforto, já que impedem o contato direto com um piso duro e frio, como geralmente são os pisos de cozinha.

    Também quanto ao aspecto funcional dos tapetes de cozinha, pode-se citar a importância de se proteger certas áreas onde haja maior possibilidade de umidade, como próximo à pia, evitando a sujeira e também o risco de se escorregar nos respingos de água que ficam no chão quando lavamos louça. Também junto ao fogão, onde é comum ocorrer respingos de gordura ou comida enquanto se cozinha, protegendo, assim, o piso da sujeira e até de manchas, em certos casos.

    Cozinha estilosa e aconchegante com belos tapetes!

    A escolha dos tamanhos e tipos de tapetes para cobrir o chão da cozinha, obviamente deve ser feita de acordo com o espaço, com o tipo de cozinha e tipo de piso. Se há uma mesa de refeições na cozinha, um tapete sob essa mesa pode dar muito aconchego e alegria, combinando cor ou padronagem (ou os dois!) ao resto da decoração.

    Muitas pessoas também usam os tapetes para efeito de truque, já que, quando se mora em imóvel alugado, os consertos ou reformas são impossíveis. Assim, um tapete bonito pode muito bem disfarçar um piso defeituoso ou muito gasto e feio! Melhorando muito a estética desse espaço, harmonizando toda a decoração.

    Os tapetes podem seguir uma decoração específica ou temática, combinando em detalhes de padronagem ou material de confecção com o resto da decoração da cozinha. Por exemplo, uma decoração rústica, com elementos em madeira ou country, pode ser complementada por tapetes em juta, sisal, materiais sintéticos que imitem couro, etc. As opções são diversas, podendo satisfazer a todos os gostos.

    Veja, agora, várias fotos com modelos de tapetes de cozinha e como podem ser usados!

    Tapetes individuais em padrões temáticos, posicionados em locais estratégicos.

    Tapetes individuais

    Foto: Reprodução

     

    Tapetes com figuras

    Foto: Reprodução

     

    Artesanais, os tapetes de crochê enfeitam as cozinhas das que tem habilidade manual.

    Tapetes feitos à mão

    Foto: Reprodução

     

    Modelo artesanal

    Foto: Reprodução

     

    Estes criativos tapetes foram criados para uma exposição de design e imitam fatias de embutidos!

    Modelo de tapete moderno

    Foto: Reprodução

     

    Modelo em cor neutra

    Foto: Reprodução

     

    Tapete redondo

    Foto: Reprodução

     

    Tapete de cozinha redondo

    Foto: Reprodução

     

    Também em crochê, os tapetes parecem pedaços de melancia.

    Modelo em forma de fruta

    Foto: Reprodução

     

    Este, além de colorir o ambiente sóbrio, protege o piso de madeira.

    Modelo de tapete mais sério

    Foto: Reprodução