• Sinopse/resumo do livro ‘Contra um Mundo Melhor’ de Luiz Felipe Pondé

    scissors
    junho 30th, 2011

    Luiz Felipe PondéArticulista do Jornal Folha de São Paulo, formado em medicina e psicanálise, estudioso da obra do filósofo francês Pascal e do escritor russo Dostoievski, Luiz Felipe Pondé é um cético radical.

    Livro "Contra Um Mundo Melhor" de Luiz Felipe PondéNeste livro ‘Contra um Mundo Melhor’, em trinta e dois textos muito pessoais, Luiz Felipe Pondé examina com aguda lucidez as inevitáveis insatisfações embutidas na vida contemporânea, a despeito de todas as falsas promessas de felicidade e ilusões ou trapaças supostamente generosas da correção política. “Nos últimos séculos, acreditar num mundo melhor se transformou na pior prisão para o pensamente e para a alma. No limite, uma falta de caráter”, diz o autor no texto que abre a coletânea.

    Ao lado de temas cotidianos, como obsessão pela saúde e alimentação equilibrada, Luiz Felipe Pondé examina, nos textos de maior fôlego, a filosofia trágica contida na bíblia ou a obra de Kafka. Mesmo o leitor que discorde de Pondé terá que se render à sua ironia. Eis, por exemplo, sua contestação à alegria fácil prometida pelos livros de autoajuda: “Melhor sofrer sendo gente do que sorrir sendo uma pedra burra”.