• Resumo/sinopse do livro “A Senhora” de José de Alencar

    scissors
    junho 14th, 2011

    Livro "A Senhora" de José de Alencar

    Aurélia Camargo era uma jovem pobre que vivia com a mãe viúva, Emília. Enquanto era viva, dona Emília esforçava-se para que a filha arranjasse um bom casamento. Entretanto, Aurélia se apaixonou por Fernando, deixando para trás bons pretendentes como sua mãe deseja.

    Porém, Fernando a abandonou em troca de um dote mais alto de outra moça. A mãe de Aurélia morreu e a deixou sozinha no mundo. Todavia, Aurélia descobriu ser herdeira da fortuna do avô paterno, até então desconhecido.

    José de Alencar

    Após anos, Aurélia já rica, pede para um amigo oferecer a mão dela para Fernando por um dote muito alto. A única condição é que ele não conheça a identidade da noiva. Com interesse no dote, Fernando aceita e ao descobrir quem é a noiva, lembra-se que Aurélia é um antigo amor.

    Depois do casamento, Aurélia revela seu plano a Fernando: o de vingar-se dele. Anos a fio, Aurélia humilha seu marido, que sofre e muda de comportamento. Os poucos, Fernando vai mudando de comportamento e ficando mais humilde. Com o passar dos anos, Fernando consegue juntar o dinheiro para pagar o dote de Aurélia, que se emociona e faz as pazes com o marido.