• Resumo/resenha do livro Fausto de Goethe

    scissors
    junho 8th, 2011

    FaustoO livro do poeta alemão Johann Wofgang Von Goethe, de 1808, trata da história de Faust, o homem que faz pacto com o diabo. Ele começa com o personagem principal lamentando-se sobre o vazio que carrega dentro de si, apesar do vasto conhecimento que ele tem. Por isso, Faust procura o lado espiritual como os mistérios da vida e magia.

    Ele vive solitário e divide seu tempo entre o aluno Wagner e o cachorro. Um dia ele abre a bíblia e reclama do versículo que diz: “No começo era o verbo”. Neste momento, ao reclamar, o seu cachorro transforma-se em um diabo. O demônio de aparência humana propõe um pacto e garante proporcionar-lhe, todos os prazeres e desejos.

    Fausto aceita o pacto. Depois disso, ele conhece Margarida, por quem apaixona-se. Então, ele pede ao diabo para tê-la, mas o demônio avisa que não pode, pois a moça é virgem, frequenta a missa, mas aconselha-o a dar-lhe bons presentes, dizendo-lhe, que nenhuma mulher resiste.

    Fausto segue o conselho e consegue conquistar Margarida, mas um dia as desgraças começam a acontecer. Margarida fica grávida, e o irmão dela, Valentim, para defender a honra da família, duela com Fausto, e morre. Com a morte do irmão e uma gravidez inesperada, Margarida fica louca e não reconhece mais ninguém, ela chega a ser acusada de matar a mãe e o próprio filho. Mesmo assim, Margarida clama e a Deus e é salva, enquanto Faust sofre por ter vendida a alma ao diabo.