• Resumo das regras do handebol

    scissors
    maio 16th, 2011

    Regras do handebol.

    Handebol tornou-se um esporte muito popular no Brasil.

    Para quem desconhece sua origem, saiba que o handebol nasceu na Alemanha durante  século XX. Seu criador foi Karl Schelenz, que baseou-se em esportes praticados com as mãos na Europa Setentrional.

    Sua vinda ao Brasil se deu após a I Guerra Mundial, quando milhares de imigrantes alemães vieram morar no sul de nosso país.

    A primeira federação oficial de handebol foi criada em São Paulo, em 1940.

    Depois disto o esporte cresceu ligeiramente, surgindo o handebol de salão (antigamente ele era jogado em campos) e o handebol de areia.

    Se você gosta de jogar handebol, mas muitas vezes fica em dúvida sobre as regras básicas deste esporte, então confira algumas das regras principais deste jogo:

    Regras do handebol.

    • Para equipes masculina e femininas de mais de 18 anos, a duração do jogo é de 2 X 30 minutos com 10 minutos de intervalo.
    • Se o jogo empatado deve ter a sua continuação até que haja um vencedor, após 5 minutos de intervalo, a escolha da quadra ou do tiro de saída deve ser novamente sorteada.
      A prorrogação dura 2 X 5 minutos para todas as equipes (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado após esta primeira prorrogação, uma segunda é jogada após 5 minutos de intervalo e um novo sorteio, com duração de2 X 5 minutos (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado, proceder-se-á de acordo com o regulamento particular da competição em curso.
    • Uma equipe se compõe de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). Em todos os casos, a equipe é obrigada a jogar com 1 goleiro, 7 jogadores no máximo (6 jogadores de quadra e 1 goleiro) que podem se encontrar na quadra ao mesmo tempo, os quais devem ser inscritos na súmula da partida. Os outros jogadores são reservas.
    • É permitido ao goleiro: 5.2 Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa.
    • Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo.
    • A violação da área de gol por um jogador de quadra é punida da seguinte forma:
      A) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade com a bola.
      B) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade sem a bola e disso leva vantagem.
      C) Tiro de 7m, se um jogador da equipe de que defende e invade intencionalmente, e desta maneira coloca em desvantagem o jogador atacante que tem a posse da bola.
    • É permitido: Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. Segurar a bola no máximo durante 3 segundos, mesmo que ela esteja no solo. Fazer no máximo 3 passos com a bola na mão.
    • Um tiro de 7 metros é ordenado nos seguintes casos:
      A) Quando a infração, em qualquer parte da quadra de jogo, frustra uma clara ocasião de gol, inclusive se a comete um oficial.
      B) O goleiro joga, para a sua área de gol, a bola que se encontra no solo fora da área de gol, ou retorna, com a bola controlada, da quadra para a área de gol.
      C) Violação da própria área de gol, numa tentativa de defesa, colocando em desvantagem o jogador atacante que está com a posse da bola.
      D) Lançar a bola intencionalmente para o próprio goleiro na sua área de gol.

    Fontes de informações:

    http://handebolbh.wordpress.com/2009/06/14/historia-do-handebol-no-brasil/

    http://www.blogodorium.net/handebolhistoriaregras-basicasprofissional-e-fundamentos/