• Remédios naturais e dicas de tratamentos para cuidados com a voz

    scissors
    abril 23rd, 2009

    voz

    Vivemos num mundo onde a comunicação é primordial para as relações humanas, tanto no trabalho como nas relações interpessoais.

    O mal uso da voz como : falar excessivamente, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem ter preparação adequada. Tais hábitos associados ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), poeira, alergias respiratórias, stress, ruído competitivo e predisposição genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional.

    Dicas de como cuidar de sua voz através de hábitos saudáveis e receitas de tratamentos naturais:

    . Beba muita água, de 7 a 8 copos por dia, sem gelo
    . Evite gritar e pigarrear: estes atos agridem as cordas .vocais.
    . Evite falar quando estiver fazendo esforço físico.
    . Evite o fumo e o álcool, pois são extremamente prejudiciais à voz.
    . Evite falar em ambientes ruidosos, competindo com o barulho
    . Procure se alimentar e dormir bem –
    . Bebidas alcóolicas e alimentos gorduroso
    .Fumaça; poeira e pó de giz (não fume e mantenha o ambiente limpo
    . Maça é bom para a voz.

    Mel, própolis, sprays, gengibre, romã: algumas das substâncias presentes nestas receitas têm ação antiinflamatória, principalmente sobre a faringe (região que fica no fundo na boca), de modo que têm uma relação indireta e distante com um problema na Voz (pregas vocais). Algumas pessoas referem melhora na voz após o gargarejo com algumas dessas substâncias, principalmente quando a perda da voz está relacionada a um quadro de faringite. Nesses casos, vale salientar que o problema não era diretamente na voz (laringe – pregas vocais), como é o caso dos “calos vocais” (nódulos), mas na passagem do som (faringe), por isso, o desaparecimento dos sintomas após a utilização desses recursos.

    Deixe dois (ou mais) cravos-da-índia na boca para que as substâncias presentes neles se soltem aos poucos. Cuidado para não mastigar, pois o gosto é forte. Retire os cravos da boca quando estes começarem a se desfazer e perder o gosto. Repita a operação se necessário. O cravo-da-índia tem alta concentração de eugenol, uma substância analgésica.

    *Por ser um valioso instrumento de trabalho além de reflexo de nossa saúde física em mental, a voz merece atenção e cuidados especiais. Voz saudável é voz agradável.