• Remédios e dicas para tratamento de esporões do calcanhar

    scissors
    outubro 3rd, 2009


    Esporões do Calcanhar

    O que é?

    Os esporões do calcanhar (ou do calcâneo) são excrescências ósseas no calcanhar que podem ser consequência de uma tensão excessiva do osso do calcanhar por parte dos tendões ou da fascia (o tecido conjuntivo que adere ao osso).

    Inicialmente, provêm de uma inflamação na planta do pé conhecida como fasceíte plantar, essa inflamação pode ocorrer devido à sobrecarga a que os nossos pés são submetidos durante o dia.

    É importante saber que, enquanto é apenas fasceíte plantar, o tratamento conservador traz resultados satisfatórios. Agora, se a lesão evoluir para um esporão, as coisas podem ficar mais difíceis, pois o esporão funcionará como uma ponta de lança, machucando a fáscia plantar (planta do pé), não sendo possível retirá-lo sem cirurgia.

    Alguns fatores podem predispor ao desenvolvimento do esporão:

    – Pés planos (chato);
    – Salto alto;
    – Pés pronados e/ou supinados (quando se gasta mais a sola do tênis do lado de fora ou de dentro);
    – Prática de esportes sem calçado adequado;
    – Encurtamento do músculo gastrocnêmio (músculo da batata da perna).

    Dicas de como tratar:

    O tratamento consiste na identificação da causa, correção do apoio plantar e, de forma geral, orientar o uso de sapatos com solado grosso, com calcanhar com borracha ou palmilha, exercícios orientados para a fáscia plantar e medicamentos.

    – Use sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.

    – Diminua de peso corporal se for obeso.

    – Diminua atividade física se for atleta.

    – Ponha o pé de molho em água morna e massageie bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.

    – Faça massagens pisando de leve (sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Role de leve a planta do pé sobre o rolo, pisando leve e empurrando de frente e para trás, para soltar fibras de fáscias e tendões, e deixando mais maleável para movimentos.

    – Alimentação com menos proteínas (de carnes principalmente).

    – Tome chá de ervas anti-inflamatórias como: chá-verde, erva-mate (chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas (Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica,…

    – Tome bastante suco de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera (Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes (anti radicais livres)).

    – Procure um ortopedista se tiver pé-chato, que pode ser uma das causas.

    – Alongue-se. Não cura, mas vai amenizar os sintomas.

    * Procure um ortopedista para tratamento efetivo.