• Remédios caseiros para tratar e curar a Pneumonia

    scissors
    janeiro 9th, 2009

     

    A pneumonia é um processo infeccioso dos pulmões que leva à inflamação dos alvéolos parte do corpo responsável pela renovação do oxigênio no sangue.

    Seus sintomas são: a febre alta, fraqueza e mal-estar. Dependendo do tipo de pneumonia transmitida por bactéria ou por vírus , pode causar também calafrios, tosse, dor no ouvido e na garganta, além de olhos lacrimejantes. Febre alta, fraqueza e mal-estar são os mais comuns. Na pneumonia bacteriana causada por bactéria , além desses sinais há calafrios, dor torácica e tosse forte, com muito catarro.

    Receitas de remédios caseiros para o tratamento da pneumonia:

    + O xarope de beterraba (corta uma beterraba crua em fatias, põe num prato e cobre com açúcar mascavo, deixe por pelo menos uma noite e depois dê o xarope para ao doente1 a 2 colheres de café, várias vezes por dia).

    + Chá de alho (O gosto é horrível, mas funciona,)

    mel com limão
    leite morno com mel
    café com manteiga derretida

    + Chá de Alcaçuz ( Glycyrrhiza glabra L)

    Para que serve: contém asparagina, inositol e terpenos. É benéfico para bronquites, pois aumenta a fluidez do muco dos pulmões e tubos brônquicos. Em caso de câncer, estimula a produção de interferon, que ajuda nas defesas do organismo, principalmente contra o câncer de estômago.

    Partes utilizadas: raízes.

    Modo de usar: chá por decocção, de 20g das raízes para meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia.

    + Chá para Bronquites e Asma

    Chá de Eucalipto (Eucalyptus globulus labyll)

    Para que serve: o eucalipto contém taninos, cineol, pinenos e sesquiterpenicos. A eles se devem suas propriedades expectorantes, balsâmicas, anti-séptica e bronco-dilatadoras. É considerada a planta mais efetiva contra bronquites, asmas e problemas das vias respiratórias.

    Partes utilizadas: folhas e óleo.

    Modo de usar: uso interno – chá por infusão de 4 folhas em um copo de água fervente, abafar por 10 minutos. Tomar 3 xícaras ao dia, adoçadas com mel (se for diabético, não adoce). Uso externo: em uma vasilha com água fervente, coloque várias folhas de eucalipto e deixe no quarto de dormir. Pode-se adicionar gotas (30ml) de óleo de eucalipto. Desobstrui as vias respiratórias e facilita a expulsão dos mucos bronquiais.

    + Chá Balsâmico e Expectorante

    Chá de Guaiaco (Guaiacum officinale L)

    Para que serve: contém guaicol e saponina. É balsâmico, expectorante e indicado em todos os problemas do aparelho respiratório e de pressão alta.

    Partes utilizadas: pedaços da madeira.

    Modo de usar: chá por decocção de 20g de pedaços de madeira, em meio litro de água. Tomar duas a 3 xícaras ao dia.

    + Chá Descongestionante Pulmonar

    Chá de Canforeira (Cinnamomum canfhora L. Steb)

    Para que serve: contém cetonas, borneal, estimula centros nervosos da respiração e da atividade cardíaca, aumentando a freqüência e a profundidade da respiração e tonificando o coração. Usado em casos de bronquites, lipotimias, arritmias e hipotensão.

    Partes utilizadas: pó de cânfora e essência.

    Modo de usar: uso interno – chá por infusão de 1g de pó em meio litro de água. Tomar 1 a 2 xícaras ao dia. Uso externo – loção com álcool canforado – passar no peito (é absorvido pela pele).

    + Chá de Gengibre ( Zingiber officinale)

    Para que serve: contém óleos essências, com diversos terpênicos, gingerol e cineol. Radialistas, advogados, professores, cantores e profissionais que usam muito a voz, podem encontrar um no gengibre um excelente aliado, importante para recuperar e mesmo curar as inflamações na garganta. Age em diversas infecções respiratórias como catarros bronquiais, irritações na garganta, tosse seca e irritativa. Facilita a eliminação da mucosidade das vias respiratórias e a circulação das pernas.

    Partes utilizadas: rizoma.

    Modo de usar: chá por decocção – 5g de rizoma em dois copos de água. Tomar durante o dia e adoçar com mel.

    + O Chá da flor que tem poder Antitussígeno e Antiinflamatório

    Chá de Violeta (Viola odorata L)

    Para que serve: a violeta comum tem pétalas delicadas e são belíssimas. A violeta é uma das plantas peitorais mais utilizadas no combate às afecções respiratórias. Ela contém saponinas, que fluidificam as secreções bronquiais, descongestionando os brônquios, devido às mucilagens, é béquica (antitussígena).

    Partes utilizadas: folhas e flores.

    Modo de usar: chá por infusão de 10g das folhas e flores para 250mg de água fervente. Adoçar com mel e tomar duas xícaras ao dia.

    + O Chá que é um Excelente Peitoral e acaba com a Toss

    Chá de Tanchagem (Plantago major L)

    Para que serve: a tanchagem ou tansagem, contém mucilagem, tanino e aucuboside, que possuem propriedades expectorantes, béquicas, hemostáticas e antiinflamatórias. Ótima para bronquites agudas e crônicas, catarros, asma, ela fluidifica as secreções facilitando sua eliminação, além de desinflamar a mucosa branquial e acalmar a tosse.
    Partes utilizadas: folhas e raízes.

    Modo de usar: chá por infusão das folhas – 20g para ½ litro de água fervente. Abafar por 10 minutos. O chá da raiz deve ser feito por decocção, deixando-a ferver por 3 minutos. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia e adoçar com mel.
    Extraído dos Livros – “50 Chás Campeões de Saúde” vol. 1 e 2.

     

    LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: