• Remédios caseiros p/ curar dor de garganta

    scissors
    outubro 15th, 2008

    Dor de garganta

    Uma sensação de ardor na garganta pode ser sintoma de uma doença comum como um resfriado, uma gripe, uma faringite ou amigdalite.

    O inverno seco e poluído em alguns lugares contribui para o surgimento e desenvolvimento das amigdalites, que predominam entre as crianças.

    As amígdalas são muito suscetíveis à infecção. A amidalite, portanto, é a inflamação das amígdalas.

    A amigdalite pode ser tanto de origem viral quanto bacteriana. Sendo bacteriana, a doença deve ser tratada com antibióticos. As virais, no entanto, não se beneficiam deste tipo de tratamento, possuindo um ciclo próprio e necessitando apenas de medicação para alívio dos sintomas, como antitérmicos e analgésicos.

    Para manter uma garganta saudável, tenha cuidado com

    • As bebidas alcoólicas (principalmente as destiladas) contribuem para desconfortos nessa região.
    • O fumo, o chá, o chimarrão, o café e outras bebidas quentes também agridem essa região se mantiverem temperaturas superiores à 75 °C.
    • A poluição é responsável por inúmeros problemas de difícil diagnóstico (e difícil manejo terapêutico, por não ser possível afastar as causas do problema)!

    Dores de garganta devem ser tratadas com repouso, chupando pastilhas para a garganta e tomando bebidas quentes. Por vezes, obtém-se também bons resultados tomando um analgésico na dose recomendada e gargarejando a intervalos de algumas horas com água morna com sal.

    + Dicas de “remédios caseiros” que irão lhe ajudar a curar a dor de garganta

    Coma Bastante…
    – Frutas cítricas, frutas em geral e verduras frescas, para obter vitamnia C;
    – Frutas amarelas e alaranjadas, vegetais alaranjados e verdes para obter betacaroteno;
    – Pescado, carne magra, iogurte e grãos enriquecidos para obter zinco;
    – Beba bastante líquidos sem álcool e sem cafeína.

    Consulte um médico quando as dores de garganta persistirem durante mais de uma semana. Também deve-se consultar o médico se as amidalas estiverem inchadas e inflamadas ou apresentarem pontos brancos. Pode tratar-se dos sintomas de uma amigdalite- outros sintomas são a febre alta e sensibilidade nos gânglios do pescoço.

    As dores de garganta acompanhadas de febre, inchaço dos gânglios do pescoço, fadiga e fraqueza podem ser um sintoma de mononucleose infecciosa. Se apresentar esses sintomas, consulte um médico.