• Regime talibã:o que é?história.

    scissors
    fevereiro 14th, 2011


    taliba

    Talibã é uma milícia que dominou o Afeganistão durante cinco anos até que os Estados Unidos invadiram o país na guerra contra o terrorismo. Eles foram destituídos do poder com a queda do regime talibã em 2001. Seu maior representante é, sem dúvida, Osama Bin Laden. Para entender como a milícia governava o país é preciso entender a sua cronologia.

    Em 1996, o talibã começou sua ascensão ao poder do país. Os líderes do movimento matam o então presidente do Afeganistão e implantam o regime talibã, que se baseia no radicalismo islâmico. Uma das principais determinações desse regime é tratar as mulheres e meninas de forma radical, proibindo-as de estudar e trabalhar.

    A partir daí, instala-se uma lei baseada no terror e na repressão. Em 1999, a ONU repudia as ações do governo talibã e proíbiu voos internacionais de uma companhia aérea afegã para evitar ataques terroristas. Mas, toda a repressão não é suficiente, pois os ataques continuam até que em 2001, a milícia sequestra quatro aviões e comete o maior atentado terrorista da história. Quatro mil pessoas morrem com as quedas das Torres do World Trade Center, no avião no pentágono e de outro na Pensilvânia.

    Depois desse desastre, a milícia talibã começou a se desestruturar, pois o seu maior líder Osama Bin Laden, mentor dos ataques, precisava se refugiar. Quando os EUA declararam guerra, o regime foi aos poucos perdendo seu poder, até que em dezembro de 2001, o Talibã anunciou a sua rendição.