• Quem foi Sócrates? Onde viveu? O que fez?

    scissors
    setembro 13th, 2010

    Sócrates

    Quem foi Sócrates? Onde viveu?

    SócratesSócrates (nasceu em 470 a.C. em Atenas e morreu lá mesmo em 399 a.C.) foi um dos primeiros grandes homens que pisou a Terra.

    Filho de família abastada, característica que não lhe impediu de se preocupar com o bem-estar do povo ateniense.

    Ele gostava de exprimir sua idéias aos seus amigos e conterrâneos. Vivia caminhando pela cidade grega e de modo bem singular (através de perguntas que o faziam parecer ignorante) convencia  as pessoas de que ninguém é mau, e que todo homem pode aprender a ser bom e feliz, só bastando conhecer a si mesmo.

    Por expor francamente seu modo de ver o mundo, acabou desagradando muitos atenienses. Assim ele foi condenado à morte por injúria contra os deuses e alienação de jovens.

    No dia de cumprir sua sentença teve a chance de fugir com a ajuda de amigos, porém preferiu seguir a lei que o condenava.

    Cercado de fiéis e admirados, sem demonstrar pesar algum, tomou um veneno chamado cicuta e ali mesmo morreu.

    O que fez Sócrates?

    Aquilo que colocou Sócrates em destaque foi o seu método, e não tanto as suas doutrinas. Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstractas admitem uma análise racional. O que é a Justiça? Será que a alma é imortal? Poderá alguma vez ser certo maltratar alguém? Será possível saber o que é certo fazer e, ainda assim, proceder de outro modo? Sócrates pensava que estes problemas não eram meras questões de opinião. Existem respostas verdadeiras para eles, que podemos descobrir se pensarmos de uma forma suficientemente profunda.
    James Rachels, Problemas de filosofia, tr. Pedro Galvão, Gradiva, pp. 17, 18.