• Qual a diferença entre vírus e bactéria?

    scissors
    fevereiro 15th, 2011


    virus e bacteria

    Muita gente pensa que é a mesma coisa. Mas vírus e bactérias diferem e muito. Eles são organismos diferentes.

    As bactérias são organismos celulares, compostos de citoplasma, membrana e núcleo. O mecanismo de proliferação da bactéria é semelhante ao da célula. Uma bactéria dá origem a duas, duas formam quatro e assim por diante. Já os vírus são acelulares, ou seja, não possuem núcleo nem citoplasma. Elas são uma espécie de material genético envolto por uma membrana. Por ser muito simples, os vírus são facilmente proliferados, entretanto a forma de reprodução é bem diferente das bactérias. Somente um vírus é capaz de dar origem a milhares de outros vírus, ou seja, sua multiplicação é muito mais ágil e fácil do que a forma das bactérias.

    Geralmente, as bactérias são benéficas ao organismo humano, já os vírus em sua maioria são maléficos.

    Outra diferença entre vírus e bactérias, é que os primeiros não conseguem sobreviver fora das células do organismo. Isso favorece na hora do vírus ‘fugir’ de uma medicação, pois a ciência até hoje não descobriu uma forma de ‘penetrar’ a medicação dentro de uma célula. Desta forma, quando um vírus de instala dentro das células, nenhuma medicação consegue atingi-lo.

    A última diferença entre o vírus e a bactérias, é que as bactérias são transmitidas, na maioria das vezes, por contato com a pele, mucosa ou sangue e os vírus são transmitidos, principalmente, pelo ar.