• Quais são as principais causas dos furúnculos? [Veja também fotos]

    scissors
    novembro 12th, 2011

    Ele se caracteriza por um caroço avermelhado e cheio de pus, que pode ser dolorido, macio e quente. Em certos casos, quando está prestes a romper, pode-se notar um ponto branco ou amarelo no meio do caroço e, em casos graves, múltiplos caroços podem surgir, causando até febre no paciente.

    Quais as principais causas da formação?

    A causadora do furúnculo é uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, que vive na superfície da nossa pele e pode penetrar nos folículos capilares e causar a infecção. A penetração pode se dar através de um mínimo corte na pele, durante o banho ou ao se usar lâmina de barbear.

    Algumas pessoas tem maiores propensões a desenvolverem furúnculos: os diabéticos, as pessoas com sistema imunológico deficiente e os que tem má alimentação e higiene ruim. Apesar disso, também as pessoas saudáveis e higiênicas podem acabar desenvolvendo essa infecção, que, como se viu, não é difícil de acontecer.

    Os diabéticos possuem alteração de ph e metabolismo na pele, o que aumenta  a tendência aos furúnculos;

    As pessoas com baixa imunidade, além de não terem defesas contra as bactérias, ainda apresentam outras doenças ou alergias, que as fazem se coçarem mais e, assim, lesionam a pele, facilitando a entrada da bactéria.

    As pessoas obesas também são vítimas potenciais, já que possuem muitas dobras e o atrito possibilita a penetração da bactéria e, consequentemente, furúnculos!

    Outros casos em que a tendência ao desenvolvimento aumenta, são: as pessoas de pele oleosa, os adolescentes, devido à flutuação hormonal, as que ficam muito tempo sentadas ou usam roupas muito apertadas, tudo isso porque essas condições obstruem os folículos pilosos e favorecem aos abscessos. Há ainda a genética, que predispõe a algumas pessoas manifestar tipos de estafilococus de cepas mais agressivas.

    O tratamento dos abscessos pode ser caseiro mesmo, aplicando-se compressas quentes no local ou mergulhando o furúnculo em água morna, alivia-se a dor e apressa-se a drenagem do pus. Quando isso acontecer, o local deve ser lavado com sabonete antibacteriano e coberto com bandagem. Há casos mais graves em que medicamentos devem ser prescritos por um médico.

    Veja algumas fotos de como é a aparência do furúnculo

    Furúnculo

    Furúnculo

    Furúnculo