• Ponto Turístico de Curitiba: Jardim Botânico (localização e fotos)

    scissors
    junho 27th, 2011

    Jardim Botânico, estufa principal

    As estufas, aleias, canteiros e os pergolados em estilo francês fazem do Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Rischbieter um importante ponto turístico de Curitiba, capital do Paraná.  Nove entre dez pessoas que visitam Curitiba têm como passagem quase que obrigatório o Jardim Botânico.

    Localizado na Rua Engenheiro Ostoja Rogusski, sem número, o Jardim Botânico possui 178.000 metros quadrados, abriga em 40% da sua área um bosque de preservação permanente composto de vegetação nativa.

    Cerca de 120.000 exemplares de flores são cultivados em 15.000 metros quadrados de canteiros. A seleção das espécies é feita por uma equipe técnica que leva em conta as condições climáticas da cidade. Para cuidar de uma área tão grande e rica, seis jardineiros cuidam diariamente as espécies.

    O cenário mais importante é a imponente estufa principal construída com ferro e vidro que abriga 70 tipos de plantas típicas da Mata Atlântica. Estão ali bromélias, palmito-juçara, xaxim, orquídeas e pindaíbas. O herbário contém 375.000 amostras de plantas desidratadas e é o quarto maior acervo do gênero no Brasil.

    A entrada no Jardim Botânico é gratuita e o turista pode desfrutar do verde e da linda paisagem do jardim, das flores e das lindas borboletas que frequentam o local. Sem dúvida, um belo cartão postal do sul do país.

     

    Fotos do Jardim Botânico

    Jardim Botânico

    Jardim Botânico

    Fonte do Jardim Botânico

    Fonte do Jardim Botânico

    Estufa de plantas

    Estufa de plantas

    Fontes de informações

    Revista Veja (Especial Curitiba)

    FalaTurista.com.br