• O que foi a Hégira de Maomé?Informações,datas..

    scissors
    junho 22nd, 2010

    maome

    Maomé, o profeta.

    Hégira” é o nome dado ao episódio de fuga do profeta Maomé e seus seguidores de Meca para Yatrib, em 622 da Era Cristã.

    As causas da fuga foram as perseguições feitas pela elite coraixita comerciante (tribo do próprio Maomé) que não se agrada da cultura praticada por Maomé e seus partidários.

    O monoteísmo e a condenação à idolatria foram as principais características do Islamismo que fizeram os coraixitas lutarem contra Maomé, pois tais práticas não eram boas para os negócios da cidade, que se beneficiava do politeísmo e da idolatria.

    Então, tal perseguição resultou na fuga de Maomé e seus companheiros para Latrib, que depois mudou de nome para Medina. Neste novo local Maomé fez reformas sociais na sociedade mulçumana, criando alianças e unindo tribos locais.

    Muitos se converteram, e a tolerância era praticada em relação aos dhimmis (“povos do livro”: judeus e cristãos monoteístas). Sob o comando político, religioso e militar de Maomé, conquistaram Meca.

    Depois da morte do profeta, que não deixou sucessores, ocorreram divergências, mas o Islã continuou se expandindo. Conquistaram a Pérsia, Bizâncio, a Península Ibérica, o Norte da África, entre outras regiões. Por fim, o Islã passou a controlar as principais rotas mediterrânicas.