• O que é latifúndio?

    scissors
    setembro 28th, 2010

    latifundio

    Significa uma grande quantidade de terras incultas ou improdutivas. Tais terras sempre estão sob o domínio de poucas pessoas.

    A má distribuição do patrimônio de um país ocorre desde Roma, na Idade Antiga, quando os despojos de uma guerra eram divididos entre soldados e oficiais e mais tarde muitos destes vendiam suas terras para os mais abastados, por não terem condições de explorarem os terrenos, o que gerava a concentração das terras nas mãos de poucos.

    A partir do século V, com o começo da Idade Média, este sistema foi substituído pelo Feudal, onde um único homem era dono de vários hectares de terras e mantinha camponeses (tais camponeses pagavam diversas taxas para poder usar a terra e algumas ferramentas do feudo) trabalhando para si.

    Hoje a situação se parece com a de Roma Antiga, onde os mais ricos, que constituem a minoria, possuem muitas terras, já os mais pobres não tem lugar para morar e nem de onde retirar uma renda.

    A solução para isto seria a reforma agrária, que geraria uma redistribuição das terras entre a população.

    Existem vários movimentos em prol da reforma, um deles é o MST – Movimento Sem Terra – formado por pessoas que não tem onde morar e que através de passeatas e reivindicações – algumas até violentas – lutam por seus direitos.