• O que é antropofagia?

    scissors
    outubro 14th, 2010

    antropofagia

    Antropofagia vem do grego anthropos, “homem” e phagein, “comer”. Hoje em dia esta prática é mais conhecida como canibalismo.

    A antropofagia foi muito utilizada por tribos indígenas como forma de ritual. Um dos casos mais conhecidos é o dos Astecas, que após as guerras faziam um festival onde os inimigos eram comidos, configurando assim um ato de exofagia, o consumo da carne de índios de outras tribos.

    Há casos de endofagia, onde o canibalismo era feito com o corpo de índios da própria tribo, que já haviam falecido. Este ato significa uma solenidade a pessoa já morta.

    Algumas tribos brasileiras praticavam a antropofagia, que neste caso servia como forma de dar status aos índios que caçavam e comiam seus inimigos.

    Canibalismo em casos extremos

    O canibalismo é considerado como crime de mutilação e profanação de cadáver, exceto em casos limites, quando a sobrevivência é posta em “xeque”.

    Exemplo de situação limite: Um avião da Força Aérea do Uruguai, que transportava a Seleção de Rúgbi, despenhou na Cordilheira dos Andes. Apenas 16 pessoas se salvaram. O estoque de alimentos a bordo acabou rapidamente e o único meio encontrado pelo grupo para sobreviver foi recorrer aos corpos dos colegas mortos.