• Luxação:O que é?Como prevenir e tratar deslocamentos

    scissors
    setembro 11th, 2009

    luxacao no tornozelo


    O que é uma luxação?

    Um deslocamento de qualquer parte do corpo (normalmente uma articulação) de sua posição normal.

    Se uma articulação recebe pressão demasiada, os ossos que se encontram nessa articulação podem se desconectados ou deslocados. Normalmente quando isso acontece, ocorre a ruptura da cápsula articular, o rompimento de ligamentos e, com freqüência, lesões dos nervos.

    Causas:

    A maioria dos deslocamentos é causada por uma pancada, uma queda ou outros tipos de trauma. As convulsões também podem causar deslocamentos.

    Tratamento (primeiros socorros):

    1. Verifique as vias respiratórias da vítima, sua respiração e circulação. Se necessário, inicie a respiração assistida, RCP ou controle de hemorragias.
    2. Mantenha a vítima imóvel e transmita-lhe segurança.
    3. Se a pele apresentar um ferimento devido a um osso fraturado ou se você suspeita que possa haver um osso fraturado por baixo da pele, tome as medidas necessárias para prevenir infecções. Não respire sobre a ferida, não lave ou toque nela. Cubra o ferimento com uma compressa esterilizada antes de imobilizar a lesão.
    4. Faça uma tala ou um suporte para o ferimento na posição em que o encontrou. Certifique-se de imobilizar a área tanto acima quanto abaixo da articulação lesada e de verificar a circulação sangüínea na área afetada após sua imobilização. Compressas de gelo poderão ser aplicadas para diminuir a dor e o inchaço. Para verificar a circulação, examine o pulso radial no punho ou pressione com firmeza a pele na área afetada – ela deve ficar branca e depois de 2 segundos adquirir uma tonalidade rósea.
    5. Tente evitar o choque. Deite a vítima na posição horizontal, erga seus pés cerca de 30 centímetros e cubra a vítima com um casaco ou cobertor. Não mova a vítima se houver suspeita de lesões na cabeça, costas ou pernas.
    6. Procure assistência médica.

    Não se deve:

    • mover a vítima a menos que a área afetada esteja completamente imobilizada
    • mover uma vítima que esteja com os quadris, a pélvis ou a parte superior da perna lesada, a menos que seja absolutamente necessário. Se você precisar mover a vítima imediatamente, utilize a técnica de improvisar uma maca com as roupas
    • tentar endireitar um osso ou articulação deslocados ou mesmo mudar sua posição
    • tentar comprovar se um osso ou articulação lesados estão se movendo adequadamente
    • dar nada para a vítima ingerir
    Procure imediatamente assistência médica de emergência se:
    • a vítima apresentar um deslocamento, um osso fraturado ou se houver hemorragia grave
    • sozinho você não conseguir imobilizar totalmente a lesão no local do acidente

    Prevenção:

    • Proporcionar um ambiente seguro para as crianças pequenas.
    • Ensinar medidas de segurança. Ajude as crianças a aprender como cuidar de si mesmas.
    • Supervisione cuidadosamente as crianças. Não existe subtituto para uma supervisão adequada, não importa o quão seguro pareça o ambiente ou a situação.

    *A cicatrização dos ligamentos adjacentes à articulação deslocada leva de 3 a 6 semanas.