• Biografia de Lula, ex-presidente do Brasil

    scissors
    abril 16th, 2009

    Luis Inácio Lula da Silva
    lula

    Biografia de Lula, ex-presidente do Brasil.

    Luiz Inácio Lula da Silva, nascido no município de Caetés, estado de Pernambuco em 27 de outubro de 1945, é um político e ex-sindicalista brasileiro, foi o trigésimo quinto  presidente da República Federativa do Brasil.

    Lula, forma hipocorística de “Luíz”, é sua alcunha desde os tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente.

    Lula é co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.

    Lula é o brasileiro que mais vezes se candidatou a presidente da república do Brasil, Lula candidato a presidente cinco vezes: em 1989 (perdeu para Fernando Collor de Mello), em 1994 (perdeu para Fernando Henrique Cardoso) e em 1998 (novamente perdeu para Fernando Henrique Cardoso), e ganhou as eleições de 2002 (derrotando José Serra) e de 2006 (derrotando Geraldo Alckmin). Sendo que em 2006, ultrapassou Rui Barbosa que foi, por 4 vezes, candidato a presidente da república.

    Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula foi o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco.
    Segundo a revista americana Newsweek,  Lula já ocupou o 18° lugar das pessoas mais poderosas do mundo. O 1° posto é ocupado pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

     

    (Atualizado em 15.07.2011)