• Limão: tipos, características e dicas de compra

    scissors
    maio 21st, 2011

    No Brasil existe quatro espécies de limão. Conheça a  particularidade de cada um.

    Limão CravoLimão – cravo

    Ele é facilmente identificado por sua cor característica: a polpa dessa variedade é laranja. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de temperos e limonadas. Em algumas regiões do país, ele é conhecido como limão- rosa.

    Limão GalegoLimão – taiti

    Com casca fina, lisa (ou levemente enrugada) e um tom verde vivo, essa variedade é a amis consumida no Brasil. Uma de suas grandes qualidades é possuir poucas sementes. É excelente para o preparo de sucos e rende mais que os outros tipos.

    Limão SicilianoLimão- siciliano

    Também chamado de limão verdadeiro, ele é bastante consumido nos países da Europa e nos Estados Unidos. Seu formato é alongado e possui casca grossa e amarela. O suco do limão- siciliano é pouco ácido, uma das razões por ele ser bastante utilizado na culinária, em especial nos molhos.

    Limão GalegoLimão- galego

    É bastante conhecido pelos brasileiros, já que é considerado o melhor tipo para preparar a caipirinha, uma bebida tipicamente nacional. Possui a casca fina e lisa, na cor verde ou amarela clara, e formato arredondado. É bem menor se comparado ao limão -taiti.

    Dicas de compra

    • Na hora da compra você deve dar preferência ao tipo que mais agrada ao seu paladar, é preciso escolher bem os frutos, para levar para casa o melhor da fruta;
    • Preste atenção na casca do limão. Ela não pode estar manchada e deve ceder um pouco ao ser pressionada. E, quanto mais lisa e fina, maior a quantidade de suco.
    • Opte pelos frutos mais pesados. Normalmente, a quantidade de suco presente neles é maior.

    Fonte: revista ‘Farmácia em Casa’, pag,12