• Influência da cultura africana nos costumes brasileiros

    scissors
    julho 14th, 2011

    Mulher africana

    As influências africanas estão por toda parte na cultura brasileira, se é que podemos dividir essas duas culturas, pois, ambas estão diretamente ligadas nos diversos segmentos:

      Feijoada 

    • Na culinária: os negros trouxeram forte influencia gastronômica, modificaram pratos e fizeram muitas iguarias com ingredientes trazidos da África, como o inhame, café, coco, quiabo, gengibre e melancia. Também acrescentaram ingredientes que não eram seus, como milho, amendoim e mandioca. E dentre os pratos africanos um é especial, a famosa feijoada, prato este que surgiu ainda no período escravocrata, onde os senhores destinavam restos de carne e feijão à alimentação dos negros e foi desta prática que inventaram a feijoada.
    • Na religião: durante muito tempo os negros foram proibidos de frequentar a igreja Católica, pois eram vistos como povo sem alma, além disso, também eram impedidos de manifestarem suas crenças religiosas que eram tidas como pecaminosas. Mesmo assim, às escondidas eles cultuavam suas práticas religiosas, como: afoxés, orixás, xangô, candomblés, etc.
    • Na música: instrumentos de manifestações culturais como: agogô, abe, berimbau, alfaias, ainda são amplamente utilizados e estão diretamente ligados aos negros.
    • Danças: expressões culturais como: o maracatu em Pernambuco, sambas baiano e carioca, capoeira, coco de roda, congados mineiros e caboclinho.

      Capoeira

      Luta em forma de dança muito popular no Brasil.

    • Vocabulário: temos inúmeras palavras que foram adaptadas à língua portuguesa, como: xodó, tanga, maracutaia, mandinga, sinhá, moleque e quitanda.

    Todas essas contribuições estão mais presentes do que nunca, no cotidiano brasileiro, contribuindo para fortalecer nossa sociedade multicultural que muitas vezes desconhece a riqueza cultural dos povos africanos, e por que não afro-brasileiros, sendo que, são muitas as relações entre África e Brasil. Quando uso o termo desconhecem me refiro àqueles que ainda são preconceituosos, pois, se conhecessem com profundidade a história afro-brasileira certamente teriam orgulho, pois, quem não é negro no Brasil certamente tem no sangue a marca deste povo que durante décadas ajudou a construir grande parte do patrimônio material e imaterial existente em nosso país. Compreende-se por patrimônio material (obras, prédios, construções etc.) Já o imaterial entende-se que é toda manifestação cultural de um povo (música, religião, culinária…).