• Hormônios que aumentam o peso/engordam

    scissors
    fevereiro 15th, 2011

    hormonios

    Alguns hormônios têm o papel fundamental de desregularem o peso corporal (eles engordam). Eles entram em ação, sobretudo, depois de noites mal dormidas.

    Grelina: produzida no estômago e conhecida como hormônio da fome. A grelina tem a função de avisar ao cérebro que é chegada a hora da refeição, ou melhor, que é chegada a hora de comer. Esse hormônio aumenta sua produção quando a pessoa tem problemas com o sono.

    Leptina: sintetizada nas células adiposas, é o hormônio da saciedade. Algumas pessoas apresentam problemas com a leptina por isso nunca ficam saciados. A falta de saciedade leva a pessoa a comer mais e mais ou a diminuir os intervalos das refeições.

    Cortisol: hormônio associado ao stress, favorece o acúmulo de gordura abdominal e estimula a perda de massa magra. Com uma taxa elevada de cortisol, o individuo passa a ganhar peso, por questões muito além da nutrição. Alguns remédios a base da substância também causam um aumento da gordura no paciente.

    GH: o maior pico da liberação do hormônio do crescimento ocorre durante o sono. Em adultos, a substância ajuda na queima de gordura corporal e na manutenção de massa muscular.