• Hemodiálise:o que é,causas e tratamento

    scissors
    novembro 30th, 2009

    hemodialise

    O que é?

    A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água.

    A hemodiálise é feita com a ajuda de um dialisador (capilar ou filtro). O dialisador é formado por um conjunto de pequenos tubos. Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passa através da linha arterial do dialisador onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa.

    Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. Pode existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente. Crianças e adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior.

    Dicas para quem vai fazer hemodiálise:

    Aproveite o tempo da sessão de diálise para ler escrever conversar; assistir televisão ou simplesmente dormir um pouquinho.

    É bastante comum sentir cãibras musculares e queda rápida da pressão arterial (hipotensão) durante a sessão de hemodiálise. Estes problemas acontecem, principalmente, em conseqüência das mudanças rápidas no equilíbrio dos líquidos e do sódio. A hipotensão pode fazer com que você sinta fraqueza, tonturas, enjôos ou mesmo vômitos. O início do tratamento dialítico pode ser um pouco mais difícil pois, nesta fase, o corpo está adaptando-se a uma nova forma de tratamento. Você poderá evitar muitas complicações se seguir a dieta recomendada, tomar poucos líquidos e tomar seus remédios nos horários corretos.

    Seu médico é quem determina a quantidade de hemodiálise que você precisa, de acordo com o estado de atividade de seu corpo, da sua alimentação e ingestão de líquidos. O objetivo do tratamento é que você esteja sempre se sentindo bem, bem nutrido, livre de inchaços, com a pressão controlada e com os exames de sangue mostrando quantidades aceitáveis de potássio, uréia, etc.

    Medicamentos usados na hemodiálise:

    Vitaminas:
    Algumas vitaminas perdem-se durante a diálise. A ingestão de vitaminas repõe o seu nível.

    Acetato ou Carbonato de Cálcio:
    Fornece um suplemento de cálcio, além de evitar a absorção do fósforo e diminui a acidose do sangue. Reduzindo a absorção de fósforo evita-se a doença óssea do doente renal.

    Ferro:
    Para melhorar a anemia.

    Eritropoetina:
    Para aumentar a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea e corrigir a anemia.

    Vitamina D ativada (calcitriol):
    Para aumentar a absorção intestinal de cálcio e melhorar a mineralização dos ossos.

    Anti-hipertensivos:
    Os pacientes com hipertensão arterial que não baixa depois da sessão de diálise necessitam de medicação para controlá-la.