• Estrabismo: sintomas, tratamento, fotos

    scissors
    junho 9th, 2009

    Estrabismo é o não alinhamento dos dois globos oculares. Ele pode ser classificado em convergente , divergente e vertical .

    Os sintomas e as conseqüências dos estrabismos são diferentes conforme a idade que aparecem e a maneira como se manifestam. A visão se desenvolve fundamentalmente nos seis primeiros anos de vida, sendo os dois primeiros os de maior plasticidade sensorial.

    Podem-se apresentar de três maneiras:
    • Constantes: O desvio de um dos olhos é permanentemente observado. Podem ser monoculares quando apenas um se desvia e alternados quando ora é um olho ora é outro.
    • Intermitentes: Ora os olhos estão alinhados e ora há desvio. Mais frequente nos divergentes.
    • Latentes: Só é possível verificar com testes oculares.

    Tratamento e dicas:

    Os estrabismos são corrigidos com óculos ou cirurgia. Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir. Os estrabismos que corrigem com óculos são chamados de acomodativos e estão relacionados em geral a necessidade de correção do grau de hipermetropia. Somente os desvios latentes e os intermitentes pequenos é que são passíveis de serem auxiliados por exercícios chamados ortópticos. Pelas implicações de perda de visão, bem como pela possibilidade de ser manifestação de outras doenças, os pacientes com estrabismo devem ser examinados pelo especialista tão logo haja suspeita de desvio ocular.

    A primeira medida é colocar um tampão no olho que enxerga bem para que a visão do outro se desenvolva. Quanto mais precoce for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais rápida será a recuperação. Bebezinho com estrabismo, que fixa um olho só, entre três e seis meses de oclusão ocular, consegue alternância de fixação. Já as crianças de três anos costumam demorar de um a dois anos e aquelas com seis, sete anos, podem não recuperar totalmente a visão, porque o desuso comprometeu as vias ópticas que levam os impulsos nervosos até o córtex cerebral, onde se processa a visão, e a ambliopia está instalada definitivamente.

    Fotos de pessoas com estrabismo:

    Photobucket

    Foto com exemplo de olhos estrábicos

    estrabismo

    Foto de rapaz vesgo

    Photobucket