• Esofagite: o que é?Quais os sintomas?

    scissors
    maio 5th, 2009

    esofagite


    O que é esofagite?

    A esofagite é uma inflamação na mucosa do esôfago que pode ser causada pelo refluxo gastroesofágico, que é quando o conteúdo ácido do estômago entra em contacto com a mucosa do esôfago, ou pela ingestão de alguma substância corrosiva.

    O grau da esofagite depende da acidez do conteúdo gástrico ou de outra substância, que entrou em contato com o esôfago. A inflamação do esôfago costuma causar dor durante a deglutição e um sangramento, em geral pequeno, mas que pode ser abundante.

    Quais os sintomas da esofagite?

    O sintoma mais evidente do refluxo gastroesofágico é a azia, uma dor tipo queimação que sobe no tórax e pode irradiar-se ao pescoço, à garganta ou mesmo ao rosto. Ocorre em geral após as refeições ou quando o indivíduo encontra-se deitado e pode ser acompanhada pela regurgitação do conteúdo gástrico até a boca.

    As complicações incluem o estreitamento de uma área do esôfago, que dificulta a ingestão de alimentos sólidos, a úlcera esofágica e alterações pré-cancerosas do revestimento esofágico.

    As úlceras pépticas esofágicas são feridas abertas e dolorosas do revestimento esofágico. A cicatrização exige drogas que reduzem a produção de ácido gástrico durante um período de quatro a doze semanas. Esse tipo de úlceras úlceras cicatrizam lentamente, tendem a recorrer e, geralmente,provovcam,um estreitamento do esôfago após a cicatrização.