• Dicas para tirar manchas de couro/courino

    scissors
    janeiro 25th, 2011

    manchas couro

    No mercado existem diversos produtos feitos de couro e courino. São bolsas, sofás, estofados de carro, sapatos, entre outros. Nada mais desagradável do que sujar estas peças com riscos de caneta ou de gordura. Como tirar esta mancha desagradável de um produto novo?

    Existem algumas receitas caseiras que podem tirar aquela mancha horrorosa que acaba com a beleza dos produtos de couro ou courinho. Para tirá-la dissolva uma colherzinha de glicerina em duas colheres de álcool. Se a mancha for de caneta preta, experimente colocar álcool ou removedor de cutículas.

    Mas, há algumas variações, como por exemplo: se a mancha no couro for feita de caneta de tinta vermelha só é preciso borrifar um laquê de cabelo e esfregar com um pano seco. A mancha tende a sair bem rápido.

    Outra solução é misturar gotas de éter com um pouco de óleo de linhaça e passar com um pano na superfície manchada. Evite usar detergente ou outros tipos de sabões, pois eles tendem a deixar manchas ainda maiores e prejudicar seu produto para sempre.