• Dicas para se montar uma academia em casa

    scissors
    julho 7th, 2011

    Academia doméstica

    Chega uma hora que desgasta mesmo ir à academia. O mesmo espelho, todas as músicas iguais, a mesma catraca, as mesmas pessoas, tudo se torna monótono. Você pode até gostar de praticar atividade física, sente falta quando não frequenta. Mas cansou do ambiente. Mas não pense que você está só, existe muita gente na mesma situação e que quer solucionar esse problema.  Sabe como? Montando um espaço fitness adaptado em casa. Até porque alternativas como, ir ao parque ou caminhar na rua, em dias mais frios, quentes demais ou chuvosos se torna um sacrifício no cotidiano de muita gente.

    Porém, levando em conta que você já sabe treinar sozinho e tem experiência suficiente para evitar lesões causadas por exageros ou por exercícios mal executados, é muito importante prestar atenção numa série de detalhes na hora de montar o espaço. São importantes todos os quesitos, desde aqueles que incluem a parede, o piso e até passando pelos equipamentos.

    Para que a sala de ginástica seja realmente bem feita, o local não pode se resumir a uma esteira posicionada no canto da sala. O conforto e o bem estar de quem irá usar são os itens mais importantes da construção.

    O barulho causado pela queda dos pesos, por exemplo, é muito comum. Para diminui-los, os pisos de borracha são os mais indicados. Os pisos de madeira são excelentes para práticas de solo e dança. Já os pisos frios, como cerâmica, mármores e granitos, não devem ser utilizados.

    Seja qual for a modalidade a ser realizada, a academia precisa ser ventilada. Afinal, quando forçamos os limites do nosso corpo exigimos mais a capacidade respiratória, logo a troca de ar é constante com o meio externo. Exercitar-se em um local fechado ou com poluição diminui o desempenho do indivíduo. Portanto, aparelhos como, ventiladores são sempre requisitados para refrescar o recinto. Porém, há uma solução natural, prática e econômica. Para a melhor circulação do vento, basta ter janelas abertas nos dois lados opostos.

    Para quem está interessado em abrir uma academia de ginástica em casa, deve preparar o seu bolso. O investimento não é barato, pois equipamentos de boa qualidade são caros e você não deve optar por máquinas de péssima qualidade só porque é mais barato. Segurança em primeiro lugar.