• Dicas de remédios caseiros/naturais para tratamento da bronquite

    scissors
    junho 18th, 2009

    Bronquite

    O que é?

    Bronquite é a inflamação dos brônquios, provocada por agentes injuriantes, como vírus e bactérias, que ocasionam aumento da secreção normal do muco.

    A bronquite pode ser aguda ou crônica. A aguda geralmente é benigna, e melhora dentro de pouco tempo, com pequena margem de possibilidade para complicações, já a forma crônica pode ser grave, e geralmente está associada ao fumo.

    Causas

    Outras infecções do sistema respiratório, falta de exercícios físicos, tabagismo, resfriados frequentes, habitação úmida, ambiente carregado de poeiras e gases irritantes (minas de carvão, pedreira, secção industrial de uma panificadora, etc.).

    Dicas de remédios caseiros/naturais para tratamento da broquite

    • Para combater a bronquite, prepara-se com abóbora uma emulsão da seguinte maneira: 50 gramas de sementes de abóbora descascadas moídas, com 20 gramas de mel e acrescenta-se uma xícara de água. Toma-se várias colheradas por dia.
    • O suco de agrião tem o poder de melhorar a bronquite crônica. Misturando-se o suco desse vegetal com mel, consegue-se um xarope valioso para combater não só a bronquite, mas também a tosse e a tuberculose pulmonar. Modo de fazer: Lava-se o agrião e passa-se na centrífuga, na máquina de moer carne, ou soca-se. Quando convertido em massa, deita-se num pano e espreme-se bem. Para 300 gramas de suco de agrião, acrescentam-se uns 400 gramas de mel de abelha e meia clara de ovo caipira batida. Leva-se ao fogo, mexendo sempre. Começando a ferver, remove-se a espuma. Deixa-se ainda ferver, e, ao subir, tira-se do fogo. Côa-se. Depois de esfriar, retirar o xarope e colocar em um frasco de vidro. Tampar bem. Dose : ½ xícara, 3 vezes ao dia.
    • Nabo: Prepara-se um xarope muito indicado para tosse e coqueluche e bronquite crônica. Corta-se o nabo em rodelas finas, que são postas numa tigela, com mel por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã, escorre-se o xarope que se forma e toma-se as colheradas, 2 colheres das de sopa, 5vezes ao dia.
    • Xarope de abacaxi: corta-se em fatias, coloca-se em uma panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar em fogo brando. Depois de esfriar, retirar o xarope e colocar num frasco de vidro. Tampar bem. Dose:1/2 xícara, 4 vezes ao dia.
    • Chá de guaco. Parte usada: folhas. Dose: uma colher das de sopa, da planta picada para meio litro de água, uma xícara por dia (adoçada com mel de abelha). Tomar aos goles.