• Dicas de atividades recreativas (brincadeiras) para salas de educação infantil

    scissors
    julho 5th, 2011

    Na educação infantil a hora do brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. É neste momento que a professora conhece o desempenho de cada aluno.

    É imprescindível o acompanhamento do educador nas brincadeiras, mas que estas  tenham  propostas pedagógicas fundamentadas.

    Conheça 2 atividades bem criativas e fáceis de serem trabalhadas com crianças das séries iniciais.

    Fingir de estátua

    Brincadeira de estátua

    Idade: A partir de 4 anos

    Tempo: Uma aula

    Espaço: Sala de aula, pátio ou jardim

    Material: Um tocador de CDS e CDS variados

    Objetivo: Trabalhar o contraste entre o som e o silêncio

    Descrição: Você fica no controle do aparelho de som. Enquanto a música toca, as crianças devem caminhar ou dançar – pode ser ou não no ritmo da música. Quando a música para, elas também param imediatamente do jeito que estão e ficam sem se mexer até que a música recomece.

    Faz-de-conta

    Faz de conta

    Idade: A partir de 4 anos

    Tempo: De uma a duas horas

    Espaço: Brinquedoteca ou sala de aula

    Material: Kits com objetos que alimentem o jogo simbólico. Exemplos de kits: carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou produtos de higiene pessoal e limpeza, todos limpos; fantasias; maleta com ferramentas que imitem as utilizadas em oficinas mecânicas; caixa com utensílios de cozinha; bolsa com escovas e pentes de cabelo, potes de cremes e xampu.

    Objetivos: Brincar com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de adaptação por meio de diferentes papéis.

    Descrição: Coloque os kits espalhados em diferentes cantos da sala. Deixe as crianças explorarem os kits, escolhendo livremente os papéis que pretendem desempenhar e os colegas que desejam brincar. Acompanhe atentamente o enredo das histórias criadas durante a brincadeira, você pode perceber se elas expressam sentimentos relacionados ao período de adaptação e ajuda-las posteriormente, ao planejar outras atividades.