• Como montar uma rádio comunitária?Equipamentos para rádio comunitária

    scissors
    fevereiro 2nd, 2011

    radio comunitaria

    Antes de pensar em montar uma rádio comunitária, você deve saber que ela não deve ter fins lucrativos. Outro detalhe que você precisa saber é que se na sua cidade ou comunidade já tem uma rádio comunitária, você não pode fundar outra, pois a legislação só disponibiliza uma frequência para tal. É a frequência 104.9 que sempre é destina a rádios comunitárias.

    O primeiro passo é a fundação de uma associação ou entidade sem fins lucrativos. Para existir de fato de e de direito, ela precisa ter um estatuto e ser registrada no cartório de títulos do município. Depois disso, a cidade precisa forma ou ter um conselho comunitário composto por pelo menos seis instituições de credibilidade junto à comunidade, como por exemplo: uma igreja, um representante da prefeitura, outro da câmara de vereadores e assim por diante.

    A próxima etapa é solicitar à Justiça Federal uma liminar para colocar em funcionamento a rádio comunitária. O seu pedido vai ser analisado por um juiz que pode autorizar ou não o funcionamento da mesma.

    Para montar a rádio comunitária é preciso um transmissor de 25 watts, com altura de, no máximo, 30 metros e com uma única frequência. Esta potência é a máxima permitida para que ela não interfira na radiocomunicação.