Lapinha da Serra: Dicas para quem deseja Conhecer

Ainda pouco conhecido para além de Minas Gerais, o destino sobre o qual falamos nesse post é Lapinha da Serra, onde o contato com a natureza é indescritível, além de podermos visualizar belas paisagens ao longo de cada percurso.

Abaixo, siga conferindo informações que com certeza vão te ajudar a organizar sua viagem para lá da melhor maneira, olha só:





Onde fica Lapinha da Serra?

Lapinha da Serra é um pequeno e encantador distrito do município de Santana do Riacho, no interior de Minas Gerais. Localizada acerca de 137 km da capital do estado, Belo Horizonte, Lapinha da Serra possui proximidade com outras regiões bem conhecidas, como a Serra do Cipó.

Em meio a montanhas, podemos que essa é realmente uma localização muito privilegiada, onde as montanhas formam grande parte da paisagem local, podendo ser admirada de muitos ângulos, inclusive do alto.

Veja Também: São Lourenço – MG

Como chegar à Lapinha da Serra?

Os Aeroportos mais próximos de Lapinha da Serra são Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Confins, e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o Pampulha, ambos localizados na cidade de Belo Horizonte.





Saindo deles, a forma mais simples e também mais indicada para chegar à Lapinha da Serra é por meio de carro, havendo pontos de aluguel de veículos nos aeroportos citados. Assim, deve se seguir a MG–10, por onde chegará à Serra do Cipó.

De lá, é bem rápido para chegar até Santana do Riacho, cerca de 30 minutos de carro. Aliás, durante esse percurso já será possível admirar grande parte das belezas locais, se admirando com a vista do alto da serra.

Após Santana do Riacho, ainda deverá percorrer cerca de 12km em estrada não pavimentada para chegar até Lapinha da Serra, um trajeto cansativo mas que vale muito a pena.

Já caso prefira ir de ônibus, há opções saindo de Belo Horizonte até Santana do Riacho. Nas Sextas e Domingos, há itinerários que levam até Lapinha da Serra, então privilegie fazer tanto a ida quanto a volta nesses dias.

O que fazer em Lapinha da Serra?

Se conectar com a natureza é a principal ideia de visitar Lapinha da Serra, um destino que também se mostra muito interessante para quem gosta de se aventurar em trilhas, inclusive as mais extensas.

Aliás, falando em trilhas, você não pode deixar de fazer a chamada Pico da Lapinha, que tem cerca 4,5km e, ao final, nos apresenta uma bela vista da região. Para ela, a taxa de visitação é de R$25.

Há ainda muitas cachoeiras no Distrito e o nosso destaque vai para a Cachoeira do Rapel, que fica próxima ao centro e possui um lindo paredão de pedras. Contudo, essa opção é válida apenas para os períodos mais secos.

Outras opções de Cachoeiras, são:

  • Cachoeira do Lajeado;
  • Cachoeira do Bicame;
  • Cachoeira Paraíso;
  • Cachoeira Poço da Pedra.

Ah, e é claro, não deixe de conhecer também o Sítio Arqueológico de Lapinha da Serra, onde são preservadas pinturas rupestres de cerca de 7 mil anos atrás. Essa opção custa R$45 e pode ser feita de barco ou a pé, dependendo da situação do lago. É uma ótima sugestão para quem gosta de História!

+Imagens de Lapinha da Serra: