• Como eliminar o mau hálito (dicas e tratamentos caseiros)

    scissors
    setembro 3rd, 2008

    Mau hálitoConheça as principais causas que levam as pessoas a adquirirem o famoso “bafo de onça”(mau hálito).

    Causas do “bafo”

    A causa mais comum do mau hálito é a falta de cuidados com os dentes e as gengivas. A lavagem regular dos dentes, bem como bochechos com solução de borato de sódio, e os conselhos de um gastroenterologista são essenciais para a sua total erradicação.

    Existem outras causas, entre as quais se contam certas afecções das vias respiratórias em que o fluxo nasal escorre para a parte posterior da garganta. Nestes casos, o mau hálito desaparece logo que a doença seja tratada.

    Certos alimentos, como a cebola e o alho, podem também provocar mau hálito.

    Para pessoas que tem mau hálito deve-se previnir-se evitando alguns alimentos. Também deve-se seguir algumas dicas.

    Confira algumas dicas e “remédios” caseiros

    Halitose

     Halitose | Imagem: Reprodução

    1- Deve-se evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola.

    2- Dê preferência para alimentos fibrosos e integrais que auxilia a limpeza dos dentes e da gengiva.

    3- Faça pequenas refeições a cada 3 horas, pois o jejum prolongado favorece a formação de metabólicos mau cheirosos que são eliminados no ar expirado.

    4- Beba bastante água.

    5- A higiene da boca e da língua deve ser cuidadosa. Os dentes devem ser bem escovados, principalmente após cada refeição. A língua deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. Deve-se usar fio dental e bochechar com uma pouco de bicarbonato de sódio ou de anti-sépticos bucais.

    6- Os líquidos de limpeza da boca podem conter ingredientes ativos que são inativados o sabão presente na maioria das pastas de dentes e por isso se recomenda usá-los após a escovação.

    7- Também pode ser feita uma estimulação da produção de saliva de uma maneira fisiológica, com balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal.

    8- Mastigar chicletes (principalmente sem açúcar) pode ajudar principalmente quando a boca está seca, ou quando a pessoa não pode escovar os dentes após uma refeição (especialmente se a refeição for rica em proteína).

    9- Controle o stress: Comer de três em três horas e beber bastante água também reduz o mau hálito. Use alimentos “detergentes”, como maçã, laranja, abacaxi cenoura, que “varrem” a parte superior da língua e do esôfago, evitando a retenção de restos alimentares no órgão..

    Seguindo essas dicas você decerto conseguirá eliminar o indesejado mau hálito.

    (Atualizado dia 29 de dezembro de 2011)