• Caspa: como eliminar [remédios caseiros]

    scissors
    setembro 2nd, 2008

    Caspa Um problema que atormenta muitas pessoas, desde os jovens até os mais adultos: A caspa – películas de pele morta que se desprende do couro cabeludo -.

    Ela pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum nos jovens. Embora esteja muitas vezes associada ä seborréia (pele excessivamente gordurosa), pode afetar qualquer couro cabeludo, seco ou oleoso.

    Geralmente, quanto mais gordurosa for a pele, pior é a caspa. Na sua forma extrema – películas gordurosas que aderem aos cabelos e à pele – , pode causar graves incômodos.

    Tratando o problema

    Desconhece-se a causa da caspa, pelo que não é possível curá-la, mas apenas controlá-la. Nos casos benignos, um xampu anticaspa usado duas vezes por semana pode ser suficiente. Trate os casos graves aplicando um produto que contenha ácido salicílico, alcatrão ou selênio, seguindo as indicações do fabricante. (As grávidas e mães que amamentam devem evitar o selênio).

    Remédio caseiro infalível para o tratamento da caspa

    Poucos sabem, mas um dos tratamentos caseiros mais eficazes contra a caspa é feito utilizando vinagre.

    Para eliminar a caspa usando vinagre, você tem que massagear seu couro cabeludo com o vinagre, sempre antes de lavá-lo com xampu. Faça isto várias vezes na semana.

    Procure um especialista

    Se após várias semanas, o mal persistir, consulte um médico. Não tem coisa mais desagradável que seu cabelo produzindo aquela indesejada “farofa” e no pior dos casos, aquela coceira sem fim que todos pensarão que você tem uma fazenda de piolhos em seu couro cabeludo.

    (Atualizado dia 29 de dezembro de 2011)