• Cálculos renais:remédios caseiros e tratamento das pedras nos rins

    scissors
    dezembro 3rd, 2008

    pedras nos rins

    Os cálculos renais , vulgarmente conhecidos por presença de pedras nos rins , são formados em decorrência a problemas no sistema urinário humano, devido ao aumento de cálcio ou de outros sais (oxalato ou fosfato) na urina por causa de algumas doenças.

    Muitas das vezes a pessoa nem sabe que tem cálculo renal porque a pedra é tão pequena que acaba sendo expelida naturalmente junto com a urina. Em casos de formações maiores, no entanto, em que o cálculo fica preso nas vias urinárias, as dores relatadas são bastante fortes. Desconfie quando, de uma hora para outra, sentir uma forte dor na região próxima aos rins, que pode ser acompanhada por náuseas e vômitos. Veja também se a cor da urina está alterada e se há muita vontade e desconforto ao urinar. Muitas vezes, os sintomas são acompanhados de febre.

    Existem vários remédios naturais para expulsar os cálculos dos rins como o chá de quebra-pedra, receita caseira para combater os cálculos renais, que tem até comprovação científica. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estudaram a Phyllantus niruri, nome científico da planta.

    Apesar de ainda não terem compreendido todo o mecanismo de ação do chá, os cientistas já sabem que ele reverte a polaridade da carga dos cristais de oxalato de cálcio, o componente químico do qual é feita a maioria das pedras renais, impedindo que se aglomerem para formar os cálculos.

    As pesquisas também revelaram que o chá relaxa o sistema urinário, ajudando o organismo a eliminar as pedras.
    – Na pior das hipóteses, o chá de quebra-pedra é tão eficaz como as drogas convencionais usadas para tratar de cálculos renais – afirma Nestor Schor, nefrologista da Unifesp.

    Outra forma de combater esse mal é fazer uma receita com um caroço de abacate com casca ralado; 1 garrafa de cerveja preta. Misture dentro da garrafa, enterre por 8 dias e depois disso tome: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.

    Também durante um mês tome limonadas (sem açúcar) no lugar de água, beber líquidos é importante para dissolver os elementos que se depositam nos cálculos renais, formando-os ou fazendo-os crescer.

    Se com todas essas receitas você não conseguir expelir os cálculos renais procure imediatamente um médico especialista, o nefrologista ou o urologista , pois o problema pode ter conseqüências bastante sérias.