• Biografia e obras de Van Gogh(preços dos quadros,museus)

    scissors
    março 31st, 2011

    Photobucket

    Biografia do pintor Vicent Van Gogh:

    Um dos maiores pintores que já pisou na face terrestre chama-se Vicent Van Gogh, um holandês que nasceu em 30 de abril de 1854 e morreu, ou melhor, se suicidou – por motivos de sua depressão fortíssima- , em 27 de julho de 1890.

    A história deste pintor é muito interessante, pois mostra a trajetória de um rapaz que deu duro na vida, porém somente teve reconhecimento, e que reconhecimento, após sua morte.

    Tudo começa em Haia, quando aos 15 anos ele vira ajudante de um comerciante de artes.

    Cinco anos depois ele vai morar em Londres e depois em Paris. Neste período seu interesse por artes é sobrepujado pela religião. Ele acaba indo terminar seus estudos de Teologia em Amsterdã, onde atua como pastor durante seis meses.

    É interessante afirmar que ele nunca deixou de desenhar.

    No ano de 1880 Van Gogh volta a cidade de Haia, na qual ele começa a se dedicar somente as artes plásticas. Neste momento ele obtém grande influência da Escola de Haia, aprendo a pintar utilizando técnicas avançadas de luzes.

    Suas pinturas retratavam a vida corriqueira dos camponeses holandeses.

    Como foi dito, em vida Van Gogh só conseguiu vender um de seus quadros. Deste quadro você saberá mais informações adiante.

    Seis anos depois ele viaja para França com seu irmão. Lá conhece grande nomes da artes plásticas, como Gauguin e Degas.

    Junto com Gauguin, Van Gogh criar uma escola de artes em Arles, região do sul da França.

    É neste momento que ele pinta sua única obra vendida em vida: A Vinha Encarnada.

    A relação entre Van Gogh e Gauguin era ótima, porém com o tempo os dois começaram a brigar e a sociedade acabou. Alguns historiadores afirmam que a namorada de Van Gogh o traiu com Gauiguin e este seria o motivo do término da sociedade e da depressão profunda que assolou a vida do pintor holandês até os últimos dias de sua vida.

    A depressão de Van Gogh foi tamanha que ele chegou a cortar sua orelha direita para enviar num envelope para sua ex.

    Após um tempo ele teve de ser internado numa clínica psiquiátrica. Mesmo doente ele continuou pintando. Seu estilo mudou: ao invés da técnica pontilhada, sua obra agora era feita com rápidas e pequenas pinceladas.

    Depois de um tempo ele muda novamente: agora imperam curvas espirais em suas telas.

    No mês de maio de 1889, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.

    Fotos das principais obras de Van Gogh (preços dos quadros e nomes dos museus onde estão expostos):

    Foto do quadro ‘A Vinha Encarnada’ (1881) – vendida por 400 francos sem que Van Gogh soubesse. Hoje está exposto no Museu Pushkin de Belas Artes, Moscou.

    obra de Van Gogh

    Foto do quadro ‘Os Comedores de Batatas’ (1885) – Exposto no Museu van Gogh, Amsterdã.

    obra de Van Gogh

    Foto do quadro ‘Retrato do Dr. Gachet’ – obra avaliada em 82,5 milhões de dólares. Atualmente é de um colecionador particular.

    obra de Van Gogh

    Foto do quadro ‘A Noite Estrelada’ – Exposto no Museu de Arte Moderna, Nova York

    obra de Van Gogh

    Foto do quadro ‘Girassóis’ – Exposto no museu Neue Pinakothek, Munique

    obra de Van Gogh