• Benefícios e malefícios do sódio para saúde

    scissors
    maio 31st, 2011

    Sal de cozinhaO sódio é um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo, mas como outros nutrientes, o excesso pode causar problemas à saúde.

    Ele esta presente em vários alimentos, como: carnes( bovina, suína e sardinha em conserva), feijão, alface, arroz, água de coco, macarrão e maçã.

    O sódio também está presente no sal de cozinha, por isso é um nutriente de fácil consumo. Mas, tome cuidado, o uso do mineral em excesso pode causar hipertensão, derrame, problemas renais, sede intensa, confusão mental, fraqueza e até câncer de estômago. Já a falta desse mineral no organismo causa convulsões, náusea, vomito, cãibras e fraqueza.

    O sal de cozinha é composto por um elemento químico muito importante, o iodo. A deficiência desse nutriente pode levar ao hipotireoidismo e desencadear doenças como: a obesidade, anemia e fadiga em adultos e pele seca, e o bócio (inchaço da papada do pescoço).

    Os esportistas devem beber bastante água, água de coco e isotônicos, para reidratar o organismo por conta que perdem grande  quantidade de sódio na urina e no suor durante a pratica dos exercícios físicos.

    Fonte: Revista “Saúde Todo Dia”.