• Benefícios do limão para saúde(receitas de remédios caseiros)

    scissors
    março 23rd, 2009

    O limão pode ser considerado o rei dos frutos:oferece diversos benefícios a saúde. Ajuda a prevenir resfriados, a emagrecer e até a evitar problemas de coração e circulação. Também é bom para manter o colesterol sob controle, ajuda no trabalho dos rins, na digestão e na regulação do açúcar do sangue.

    Dicas de receitas caseiras com limão:

    Bom para cicatrização:

    Segundo ela, diabéticos e hipertensos também devem incluir o limão na alimentação. Quem tem úlcera ou gastrite não precisa abrir mão do alimento, que ajuda a cicatrizar feridas, desde que não haja exagero no consumo.

    Dicas para consumo:

    + Limão em sucos – Esprema o limão em outros sucos de frutas como de mamão, laranja e manga. Dessa forma, o limão ajuda a absorver os nutrientes das outras frutas. As mais doces também amenizam o gosto amargo do limão.
    + Limonada suíça – É uma das melhores formas de consumir o limão. A casca tem fibras e nutrientes que os gomos não têm. Para os diabéticos, ajuda ainda mais a regular o açúcar no sangue. A limonada deve ser ingerida logo após o preparo, de preferência sem açúcar, que altera algumas das características terapêuticas. Como o gosto é bem forte, também pode-se optar por outra fruta para acompanhar e beber com gelo.

    CREME PARA ROSTO E MÃOS

    1 limão + 2 xícaras de chá de água

    Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.
    Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.

    CABELOS OLEOSOS

    Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.
    Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.
    Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.

    SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS

    Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.
    Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.
    A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.

    QUEDA DE CABELOS

    Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente.
    Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.
    Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

    Mais receitas de uso terapêutico:

    Receitas para aftas e feridas: Num recipiente, coloque 1 colher de chá de suco de limão e 2 colheres de sopa de mel. Misture bem. À noite, lave áreas do corpo afetadas, enxugue-as bem e aplique a mistura com o auxílio de um pincel. Espere 20 minutos e torne a lavar a região com bastante água à temperatura ambiente.

    Em caso de infecções estomacais: Ponha 1 colher de sobremesa da parte branca do limão e 1 colher de sobremesa da casca, ambas fatiadas, em 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Tome 1 xícara desse chá duas ou três vezes por dia.

    Para combate de vermes e mau funcionamento dos intestinos: A semente é laxativa. Coloque 15 a 20 sementes moídas num recipiente escuro contendo 250 ml de vinho tinto suave. Deixe em infusão por um mínimo de 7 dias. Tome uma colher de sobremesa diluída em um copo de água em jejum.

    Tratamento Intensivo com o suco do Limão

    Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos).

    A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.

    Importante:

    1) Convém, em seguida a ingestão, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.

    2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.

    3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.