• Babosa(aloe vera)benefícios para saúde e receitas de beleza

    scissors
    julho 3rd, 2009

    babosa

    Além de beneficiar a pele e os cabelos, essa planta fortalece o sistema imunológico.

    Existem várias formas de se utilizar a Babosa (Aloe Vera), dentre elas se destacam:

    Suco: O suco da babosa se extrai da polpa da planta, já que a casca não é recomendada. Dilui-se uma colher de sopa em meio vaso de água e se toma de uma a três vezes por dia antes das refeições.

    Gel: Usa-se parte do gel extraído da folha da babosa para ser utilizada na higiene diária. Geralmente os produtos vendidos à base da Babosa possuem forma pouco concentrada.

    In Natura: Aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. Pode-se tomar duas colheres por dia.

    Pomada: Para obter a pomada, deve-se abrir várias folhas de Babosa para obter uma grande quantidade do gel da planta. Após isso, deve-se fervê-lo até que se forma uma pasta espessa. Deve-se guardar em frascos limpos e em local fresco. O modo de utilizar é o mesmo das folhas.

    Tônico: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivos e hepatite. Inalações: O gel da planta ajuda a combater a congestão bronquial.

    Uso da Babosa para a limpeza do organismo:

    Sugere-se o uso de “três ou quatro folhas de babosa (sem os espinhos e não lavadas, apenas limpas com um pano), meio quilo de mel e quatro colheres de cachaça (pode ser uísque, tequila, grappa ou conhaque) – tudo batido no liquidificador”. Não se deve utilizar plantas que tenham recebido aplicações de venenos ou que tenham ficado expostas à poluição (beira de estradas, etc.) e também não se deve usar a babosa em flor, pois as propriedades de suas folhas estão reduzidas, já que a planta dirige toda a sua energia para as flores. A receita simples, também é indicada na cura de doenças como o câncer, alergias, asma, anemia, artrose, hemorróidas, furúnculos, feridas venéreas, infecções de bexiga, rins e próstata, reumatismo, úlceras, varizes e outras, além de “frear” o avanço da Aids. Mesmo que a pessoa não esteja com nenhum problema, a ingestão do preparado é indicada para “fazer uma faxina” no organismo e fortalecer o sistema imunológico.

    Receitas de beleza com a babosa:

    Creme para hidratar a pele

    Ingredientes:
    - 1 banana
    - 1 folha de babosa
    - 1 colher (chá) de mel
    - 1 colher (chá) de óleo de milho
    - 1 colher (chá) de amido de milho

    Modo de fazer:

    Amasse com o garfo a banana e em seguida a babosa. Adicione o mel, o óleo de milho e o amido. Mexa até formar um mingau grosso.

    Modo de usar:

    Aplique no rosto limpo, deixe agir por 30 minutos e retire o creme com água fria. Após fazer isso, aplique um creme nutritivo. Repita o procedimento três vezes por semana. A receita é válida por 15 dias.

    Esfoliação com açúcar mascavo e babosa

    • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
    • 2 colheres de sopa de babosa (você encontra em casa de produtos naturais)

    Misture os ingredientes em uma tigela de vidro.

    Divida o cabelo em duas partes e massageie o creme em todo o couro cabeludo com movimentos de fricção. Coloque uma toalha quente e deixe agir por dez minutos.

    Lave com o xampu de costume e deixe secar naturalmente. Se preferir, use o secador e finalize com algumas gotinhas de óleo de girassol aplicado nas pontas. O óleo de girassol dá brilho e ajuda a selar pontas duplas.

    Repita a esfoliação a cada 15 dias.