• Acarajé: origem e receita de como fazer

    scissors
    agosto 3rd, 2009

    acaraje

    Origem do Acarajé:

    Acarajé, comida ritual da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”.Devido ao Modo de Preparo o prato recebeu esse nome.

    O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.

    Receita de Acarajé:

    Ingredientes para fazer o acarajé:

    - 2 kg de feijão fradinho;
    - 3 dentes de alho;
    - Azeite de dendê para fritar
    - Sal a gosto.

    Como fazer a receita de acarajé:

    - Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
    - Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
    - Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.
    - Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
    - Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente)
    - Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
    - Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.