• A tela do meu notebook quebrou! Quanto custa consertar?

    scissors
    junho 17th, 2011

    Notebook

    As telas de LCD de notebooks são um dos componentes do aparelho que mais apresentam problemas atualmente, só perdendo para dispositivos problemáticos por conta de acúmulo de sujeira.

    Quando o problema não pode ser reparado, há a opção de comprar uma tela nova, que são fornecidas pelo próprio fabricante. Porém quando é apresentado o preço, ele se apresenta um tanto  inviável, variando em torno de mil reais ou mais. Outra opção é a compra de telas usadas, muitas vezes encontradas em sites de leilão, como o Mercado Livre, essa opção é boa para aliviar o custo, mas também há um porém: é muito difícil achar um modelo 100% compatível com o seu aparelho, além de não saber o estado de como a tela se encontra.

    Tela de notebook quebrada

    Para trocar a tela do seu notebook é preciso um pouco de conhecimento dos componentes do aparelho, pois se fizer algo errado, pode piorar a situação. Trocar a tela do notebook muitas vezes pode ser considerado um desperdício, aconselha-se procurar um técnico para diagnosticar o problema, pois muitas vezes um conserto é o suficiente, a não ser em casos onde o LCD quebra, onde aí sim é necessária a troca do mesmo.

    Muitas vezes o problema na tela se dá por um defeito nas lâmpadas que proporcionam a iluminação. A maior parte dos notebooks usam lâmpadas de catodo frio, que funcionam semelhantes às lâmpadas fluorescentes domésticas, que pegam os gases que se encontram dentro de si e transformam no plasma que gera a luz. Esse tipo de lâmpada trabalha com uma voltagem muito alta, 1300 volts, e funcionam com um tipo de reator, que converte a energia enviada pela placa mãe de 5 volts nos 1300 volts, o FL inverter. Esse componente tem uma duração limitada à aproximadamente 30 mil horas de uso contínuo. Já as telas de LCD tem uma vida útil enorme, precisando, na maioria das vezes, como dito anteriormente, ser trocada apenas quando quebram ou trincam.

    Fonte de informações

    Hardware.com.br